9 meses em Londres

O que você acha da idéia de trabalhar 10 horas a menos por semana e ganhar 40% a mais? Calma, esse post não é nenhuma daquelas promoções enganosas, não se preocupe.

O que acontece é que depois de 9 meses em Londres finalmente passo a ter um emprego.

É claro que eu não estive esse tempo todo aqui sem trabalhar mas depois de dois meses fazendo de tudo um pouco, incluindo limpeza de shopping e lavador de pratos, entre outros trabalhos como garçom, passei a trabalhar em um hotel 5 estrelas mas através de uma agência de empregos e a partir do último dia 5 de novembro passei a trabalhar diretamente como funcionário desse mesmo hotel e com isso passo a trabalhar 40 horas por semana ao invés das 50 que fazia antes e passo a ganhar à volta de 40% a mais!

london-onibus-antigo

Londres 2012

londres-leoes-trafalgar-square

Trafalgar Square

sherlock-holmes-museum-london

Sherlock Holmes Museum

castelo-de-windsor

Castelo de Windsor

windsor-troca-da-guarda

“Guardas” em Windsor

stonehenge

Stonehenge

Isso me fez pensar que posso agora dizer que já estou adaptado aqui, já ando pela cidade (quase) toda sem mapa, sem necessidade de GPS, moro num lugar legal, perto do centro e passo a ter um emprego decente, apesar de cansativo, trabalhoso, tenho que acordar às 4 da manhã, já que sirvo o café-da-manhã no hotel, mas decente. E mais importante do que isso, trabalho em um ambiente onde só falo inglês, já que esse é o motivo principal da minha estada aqui; obter fluência na língua.

Então, já que depois de 9 meses “nasceu” uma vida melhor pra mim aqui, achei que era hora de fazer um post com as impressões de Londres nesse período.

Pra quem ainda não sabe, antes de mudar pra cá, morei dez anos em Portugal e por isso obtive a Cidadania Portuguesa, mas na Inglaterra, além de um passaporte ou visto que te permita trabalhar aqui, nada acontece sem um documento que se chama National Insurance Number, o equivalente, pra nós brasileiros, ao INSS. Pro meu azar, cheguei aqui perto do feriado de Páscoa o que atrasou o meu agendamento para obter o maldito documento, mas tudo bem, limpezas e lavar pratos não mata ninguém. Trabalhei também num restaurante português mas como eu disse antes, estava procurando um trabalho onde eu pudesse praticar o inglês, e com colegas e clientes quase somente portugueses e brasileiros isso é impossível, sem contar que eles pagavam o “maravilhoso” salário de 1100 libras ao mês por 60 a 65 horas de trabalho por semana! “Estais a brincar comigo ó pá?” Mas na falta de coisa melhor trabalhei com eles só aos fins de semana e ganhando por hora.

Com o Insurance Number na mão pude procurar por coisa melhor até obter esse trabalho no hotel.

Londres é definitivamente uma cidade incrível, diversos pontos turísticos, exposições, museus quase todos grátis, shows, muitas coisas pra fazer. Também gosto que aqui o centro é muito bem cuidado e aproveitado, a maioria dos pontos turísticos é no centro da cidade, sempre tem alguma coisa acontecendo em Trafalgar Square, bandas tocando em Marble Arch, na esquina com a Oxford Street; também no centro pertinho do Parlamento e da London Eye, tem o Southbank, uma área à beira-rio que é um centro cultural à céu aberto, ou seja ao contrário da maioria das grandes cidades onde geralmente as pessoas quase nunca vão ao centro, em Londres a cidade ferve e o centro borbulha! É claro que muitas coisas são mais afastadas do centro, como Greenwich e até o Castelo em Windsor, que já é outra cidade, mas o principal tá no centro que é muito vivo!

Apesar de incrível Londres é uma cidade cara, um quarto aqui pra dividir com outra pessoa custa em média umas 140 libras, 70 pra cada um (se consegue quartos mais baratos mas bons aí já é outra conversa), o transporte custa 18,80, isso se você usar só o ônibus porque se for querer usar o metrô já sobe pra 29,20. Está achando caro? Pois é, mas todos esses valores são por semana! Isso mesmo, pra chegar a um valor mensal é preciso multiplicar essas despesas por 4,33, já que são 4 semanas (28 dias, certo?), os outros 0,33 servem pra ajustar os dias que faltam pra completar um mês.

Lembrando que estamos falando em alugar um quarto dentro de uma casa ou apartamento, ou seja, para esses valores você estará compartilhando o lugar que mora com outras pessoas que muitas vezes não conhece (o que pode ser uma experiência maravilhosa ou desastrosa, mas meio termo também é possível) e estará também compartilhando o seu quarto com outro alguém, que pode ser o seu par (marido/esposa, namorado/namorada), um amigo(a) ou um desconhecido.

Então vejamos: 70 libras pelo quarto mais 18,80 pelo transporte (eu só ando de ônibus), dá 88,80 libras por semana, ou (x4,33), umas 385 libras por mês, isso numa cotação de hoje com a libra valendo 3,30 reais resulta em uma despesa de uns R$ 1270,00 por mês só em moradia e transporte, ou seja ninguém se alimentou nem se divertiu nesse mês.

Despesas com alimentação e diversão, como é óbvio, é difícil mensurar já que depende muito do modo de vida de cada pessoa.

A minha despesa aqui gira em torno de umas 600 a 700 libras por mês, em moradia, transporte, alimentação e diversão (comer fora de vez em quando, sair à noite, cinema, algum ingresso pra alguma atração turística), mas repetindo, isso é muito variável.

Sem contar as viagens que faço que, claro, são despesas extras. E também não estou contando outras despesas como comprar roupas por exemplo.

Não vou expor aqui exatamente quanto eu ganho mas só vou concluir dizendo uma coisa; Londres NÃO é o melhor lugar na Europa pra se ganhar dinheiro, como eu já disse estou aqui melhorando o meu inglês e aproveitando a experiência de viver em uma das capitais do mundo e posso dizer que tenho gostado muito, da atmosfera do lugar, das pessoas em geral, aqui também se conhece gente do mundo inteiro (só no hotel onde eu trabalho nós temos mais de 60 nacionalidades diferentes!), enfim, apesar de ser cara e do clima (hoje às 4 da tarde já era noite) é uma ótima cidade pra se viver.

olympic-park-london-2012_2

Olympic Park

olympic-park-london-2012

Olympic Park

cardiff-olimpiadas-2012

Encontramos um grupo de gaúchos em Cardiff

manchester-olimpiadas-2012_2

Manchester

manchester-olimpiadas-2012

Manchester

old-trafford-manchester-united

Old Trafford, estádio do Manchester United

Um outro motivo que me fez escolher Londres foi o fato de que os Jogos Olímpicos desse ano seriam aqui e foi fantástico poder participar ativamente, tanto no meu trabalho quanto como espectador, de um evento tão importante que a gente (e o mundo), sempre acompanha pela televisão.

O hotel onde eu trabalho, foi um dos hotéis em Londres escolhido pra receber as comitivas internacionais, então pessoas dos comitês organizadores de 204 diferentes países estavam hospedados lá. O café-da-manhã era “multi-colorido” com os clientes vestindo os trajes oficiais dos seus países. Muito Legal!

Como espectador, fui aos seguintes eventos:

Brasil 3 x 2 Egito, Futebol Masculino em Cardiff (País de Gales);

Brasil 3 x 1 Bielorrússia, Futebol Masculino em Manchester;

Estados Unidos 3 x 0 Alemanha, Vôlei Masculino em Londres (Earls Court);

Brasil 3 x 0 Rússia, Vôlei Masculino em Londres (Earls Court), ganhamos de 3 a 0 da Rússia mas na final acabamos perdendo a medalha de ouro pra eles por 3 sets a 2 depois de estar ganhando por 2 a 0!;

Brasil 77 x 82 Argentina, Basquete Masculino em Londres (O2 Arena);

Estados Unidos 119 x 86 Austrália, Basquete Masculino em Londres (O2 Arena);

Antes das Olimpíadas fui à um evento teste no Parque Olímpico em Stratford e durante fui diversas vezes ao Hyde Park, que é perto do meu trabalho e onde haviam telões em que se podia assistir aos eventos ao vivo e a entrada era gratuita.

london-earls-court-olimpiadas-2012_1

Earls Court Exhibition Centre

london-earls-court-olimpiadas-2012_2

Eu e o Cícero de Santa Bárbara d’Oeste/SP

london-earls-court-olimpiadas-2012_3

Earls Court Exhibition Centre

hyde-park-london

Hyde Park

london-O2-arena-olimpiadas-2012

O2 Arena

london-olimpiadas-2012

Mascote das Olimpíadas 2012

Não fui em todos os eventos que eu gostaria, alguns eram absurdamente caros, mas deu pra sentir o clima e o espírito olímpico, nem de longe me atrevo a reclamar.

Bom de momento era isso que eu queria compartilhar aqui no blog, sei que o post não é sobre visitar a cidade e será mais interessante pra quem talvez planeje vir morar aqui um dia mas de tempos em tempos eu pretendo fazer um ponto da situação dessa minha estada aqui.

Até a próxima!

  3Comentários

  1. Murillo Bocardo   •  

    Fala, André!
    Curti os temas do blog e concordei com vários posts hahahaha
    Aproveitei e já deixei a dica no face pros amigos que ainda estão em Londres…
    No que precisar, tamos aí!
    abraço

  2. Patricia   •  

    Irmãozinho!!! Muito bom o blog… Quer dizer que vai viajar mais e mais é??? Me leva na mala???
    Beijinhos, maninha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *